Vocês já viram esse Cordão?

O cordão de girassóis desempenha um papel importante na conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Aqui vai mais algumas informações:
- O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no mês de julho de 2023.
- O objetivo é ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência;
- O uso do cordão não é obrigatório e o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório.
- O acessório também não deve ser usado por outras pessoas que não sejam deficientes. A única exceção é no caso de acompanhantes de pessoas com autismo.

E como solicitar o cordão de girassóis? Vamos te contar!
- Passo 1: O item será fornecido de forma gratuita pelo governo do DF (GDF), para pessoas inscritas no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD).
- Passo 2: Depois de ter o cadastro aprovado, a pessoa inscrita receberá a carteira de identificação e o colar de girassol;
- Passo 3: O acessório será válido se utilizado junto à carteira Ciptea (exclusiva para pessoas com autismo) ou ao Cartão da Pessoa com Deficiência.

Agora que você já sabe sobre a existência desse item importante, compartilhe esse post com todos que você conhece para que eles também conheçam! 🌻💙🧩